18.7.05

"Evangélicos e a Lei"
















CET – CENTRO DE ESTUDOS TEOLÓGICOS (IBP-ESETE-SEMINÁRIO BAPTISTA)
promove Curso para Obreiros

Há muito que vem sendo referida a necessidade de uma preparação adicional dos ministros do culto e dos líderes das igrejas sobre o enquadramento legal das igrejas /comunidades religiosas.

Com o intuito de dar resposta a essa necessidade, o CET decidiu propor aos ministros do culto da região norte, aos estudantes de escolas teológicas e demais líderes das igrejas evangélicas um curso sobre o contexto legal português e o ministério da comunidade evangélica.

O programa está orientado no sentido de habilitar os participantes a responderem a questões como:

1. De acordo com a Constituição da República Portuguesa o Estado pode determinar a forma de organização das igrejas?

2. De acordo com a Constituição pode uma pessoa à procura de emprego ser discriminada por ser protestante? E por ser homossexual?

3. Qual a diferença entre um crime público, semi-público e particular?

4. A Portaria n.º 362/2004 diz que o Estado pode fiscalizar o destino dado ao dinheiro que os crentes dão a uma igreja. Parece-lhe constitucional?

5. As igrejas podem pedir reembolso de IVA quando façam obras nos seus templos. Qual o prazo para fazer o pedido e a quem deve ser o mesmo dirigido?

6. O ministro do culto de uma igreja inscrita pode celebrar casamentos?

7. Que formas de casamento existem de acordo com a lei portuguesa?

8. Que tipos de igrejas /comunidades religiosas são permitidos pela lei?

9. Pode um crente muçulmano exigir do patrão dispensa do trabalho para ir à mesquita à sexta-feira à tarde?

10. Pode um membro da comunidade hindu apor um nome tipicamente indiano no seu filho nascido em Portugal?

11. A partir de que idade pode uma pessoa escolher a sua própria religião?

12. Que benefícios fiscais tem uma igreja radicada?

13. Os ministros do culto devem pagar IRS?

O Dr. Fernando Soares Loja (advogado e membro da Comissão da Liberdade Religiosa pela A.E.P.) aceitou o desafio de empreender uma primeira abordagem do tema.

O curso é uma iniciativa do CET- Centro de Estudos Teológicos. O curso realizar-se-á, querendo Deus, nos Sábados 12, 19 e 26 de Novembro de 2005, das 10:30h às 17h. A participação no curso com aproveitamento confere direito a um certificado de participação.

A realização efectiva do curso fica condicionada a um número mínimo de inscrições as quais devem ser recebidas, impreterivelmente, até ao fim do dia 7 de Novembro de 2005.

É uma oportunidade para conhecermos de perto, e juntos, os condicionalismos legais que se colocam à comunidade evangélica portuguesa. É uma ocasião única para obreiros de diferentes contextos evangélicos se familiarizarem com as oportunidades e as limitações de quem deseja agir no respeito pelo quadro legal.

O CET é um ministério que resulta de uma parceria entre o Seminário Teológico Baptista e o Instituto Bíblico Português – ESETE.

As inscrições para este curso abrem brevemente. Contacte o CET.

Teologia do Antigo Testamento: Uma cadeira fundamental!


Teologia do Velho Testamento 1

O que é Teologia do Antigo Testamento?
Como devemos fazer Teologia do Antigo Testamento?
Qual a relação do Antigo Testamento com o Novo e com a fé cristã?
Os cristãos devem continuar a chamar de “Antigo Testamento” à primeira divisão da Bíblia, como têm feito através da maior parte da história, ou devem unir-se ao crescente número de estudiosos que lhe chamam “a Bíblia Hebraica”?

Quais os maiores escritores nesse campo? Como eles fizeram Teologia do Antigo Testamento? Qual a situação actual dessa disciplina e qual o seu futuro?
O Antigo Testamento tem realmente uma mensagem para nós, hoje?

Ralph L. Smith abre a ‘Introdução’ do seu livro “Teologia do Antigo Testamento – História, Método e Mensagem” (Vida Nova) com estas perguntas.
No percurso do seu livro ele pesquisa as possibilidades de alcançar conclusões nestes assuntos. Usaremos este livro de Smith no curso de Teologia do Antigo Testamento, e ele tem que ser lido!
Não obstante, os nossos estudos vão além do livro de Smith. Hoje em dia precisamos de uma teologia do Velho Testamento que funcione! O que dizem as Escrituras? Tudo isto enriquece o nosso viver e nos faz servos verdadeiros em Cristo Jesus.

Professor Keith Hodges
Teologia do Antigo Testamento
___________________________
R.L.Smith, “Teologia do Antigo Testamento – História, Método e Mensagem”,
Vida Nova.

Bem Vindo: bārûk habā’!!!!

No livro ‘The Joys of Hebrew’ – (As Alegrias do Hebraico), Lewis Glinert, Professor de Estudos Hebraicos na Universidade de Londres, escreveu o seguinte:

‘A história do Hebraico é similar à história dos Judeus: origens
nebulosas, esplendor antigo, um eclipse repentino seguido por
séculos de dominação estrangeira, segurada por uma infinita
habilidade de adaptar e sobreviver, até finalmente em nosso
tempo, culmina num paradoxo dramático de ruim e renascimento.’

As origens do Hebraico estão ligadas à Bíblia Hebraica. De facto, para muitos, o Hebraico antigo é a Bíblia Hebraica, mesmo que na realidade o Hebraico seja muito mais. Nós, no STB, estudaremos passagens escolhidas da Bíblia Hebraica, o nosso Velho Testamento na Bíblia Hebraica. As passagens escolhidas demonstrarão a grande riqueza e variedade do conteúdo das Escrituras em termos linguísticos, espirituais e literários. Claro, é necessário já um curso feito na Gramática da língua Hebraica. Vamos deleitar-nos nas ricas e abençoadas alegrias do Hebraico’.
Professor Keith Hodges
Exegese do Velho Testamento
______________________
DAVIDSON Benjamim, The Analytical Hebrew and Chaldee Lexicon. [1]
Outras sugestões serão dadas durante o curso.

Já pensou na vantagem que teria no seu ministério de ensino na Igreja local se conhecesse melhor o Novo Testamento?


INTRODUÇÃOAO NOVO TESTAMENTO

Esta disciplina visa dar um conhecimento panorâmico do conteúdo do Novo Testamento bem como do contexto em que cada livro foi escrito. Para isso, serão tratados assuntos referentes a questões históricas e culturais de autoria, data, fontes, propósito, destinatário, esboço e outros do género, para uma melhor compreensão dos textos do Novo Testamento, à luz da intenção do seus autores e do significado que foi apreendido pelos leitores primários.
“Pretendemos assim cumprir pelo menos quatro objectivos: (1) abrir os horizontes do leitor do texto sagrado para o conteúdo e sentido de cada livro do Novo Testamento; (2) introduzir a informação histórica, geográfica e cultural necessárias a uma compreensão contextualizada do texto; (3) esboçar princípios hermenêuticos de interpretação que viabilizem uma melhor compreensão das verdades expressas, tanto no plano doutrinário como no pedagógico e ético; (4) abordar questões críticas de fundo, sobretudo aquelas que se reconheçam úteis tanto para a clarificação do texto como para consubstanciação da fé.”

No STB o Grego é para todos!


GREGO DO NOVO TESTAMENTO

Conhecer uma língua nova reveste-se sempre de importância para a leitura e o estudo de textos na sua própria língua materna. E quanto maior for o domínio da língua, mais habilitado se torna o intérprete para entender o texto que tem em mãos. Dessa forma, a disciplina de Grego é importante para compreendermos o Novo Testamento na sua língua original, visto que ele foi escrito em Grego. Este será o objectivo que permeará a referida disciplina.
“Os princípios e métodos utilizados nesta disciplina proporcionarão uma aquisição rápida e segura dos conhecimentos básicos necessários à compreensão do texto bíblico original. Para isso, serão observados os seguintes passos: (1) Informação nova será introduzida em unidades breves e assimiláveis; (2) Os temas gramaticais serão convenientemente explicados e ilustrados; (3) A partir da sétima lição começaremos a ler textos seleccionados do Novo Testamento (NT) em grego, e no fim do curso os alunos estarão habilitados a ler grande parte do NT sem uma dependência absoluta do dicionário. No final, terão adquirido uma compreensão geral e abrangente da estrutura da língua, e da capacidade de usar comentários e outras formas fundamentais para a interpretação e compreensão do texto do NT.”

Professor Marcos Ferraz

Queres matricular-te no STB ?


Documentação requerida para a Matrícula


  • Boletim de inscrição (solicita na secretaria ou através do 21.4373036)
  • 2 Fotos tipo passe
  • Carta de recomendação da igreja
  • Declaração de conversão e chamada em forma de testemunho escrito (1 folha A4)
  • Atestado Médico
  • Fotocópia de Diploma ou Certificado de Habilitações

Nota: Cidadãos estrangeiros deverão incluir visto com autorização de permanência ou residência.

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BAPTISTA GRADUOU MAIS 5 OBREIROS EM DIA DE CELEBRAÇÃO DOS 35 ANOS DE MINISTÉRIO





O culto de encerramento do ano lectivo da nossa Escola de Teologia, no passado dia 18 de Junho de 2005, foi, mais uma vez, um grande acontecimento na vida da nossa denominação. É que o Seminário quis terminar o conjunto de eventos que assinalaram os 35 anos de ministério de formação de líderes, com um momento muito especial de comemoração.

O Culto de Acção de Graças foi precedido por um almoço convívio na cave das instalações da Igreja Baptista de Queluz, que reuniu 75 pessoas gratas a Deus pela sua experiência de envolvimento directo ou indirecto com o Seminário Baptista. Ouviram-se histórias desconhecidas e foram renovadas algumas memórias sobre o que foram os primeiros anos de vida desta Escola, naquele mesmo edifício em Queluz. Ali estavam 4 dos primeiros alunos nos anos idos de 1969, a saber: Alberto Velosa, Abel Pego, Jorge Leal e Emídio Francisco.

Uma boa parte da família Baptista juntar-se-ia ao grupo de ex-alunos para manifestar a sua muita gratidão ao Deus Altíssimo, pela forma maravilhosa como Ele nos tem abençoado ao longo dos 35 anos como instituição teológica dos baptistas portugueses. Com acção de graças, deu-se assim o necessário relevo à causa da educação teológica no seio da nossa Convenção e houve também oportunidade para reflectirmos juntos sobre os grandes desafios do ministério cristão.

A evocação do ministério de formação de líderes que a nossa Escola desenvolve há quase quatro décadas, com altíssimos benefícios para a causa do Evangelho em Portugal e no mundo, foi muitas vezes vivida com comoção. Ex-alunos, que hoje são obreiros fiéis ao serviço da causa do Mestre, deram emocionado testemunho da importância da nossa escola. Registou-se também, com alegria, que a grande maioria dos líderes actuais dos mais diversos sectores de actividade da Convenção Baptista Portuguesa, foram formados pela escola da denominação, incluindo o Director actual da mesma bem como o Presidente da Direcção da CBP, o Pr. António Miguel Pires.

O orador convidado, um ex-aluno participante da primeira turma de 1969, o Pr. Jorge Cardoso Leal, usou então da palavra para relevar a importância da chamada divina para o santo ministério da Palavra. Depois de muitos anos de ministério pastoral, o Pr. Jorge Leal afirmou que continua a apreciar sobremaneira que o conheçam como Pastor e encorajou os presentes a ouvirem a Deus porque Ele continua a desafiar pessoas limitadas para uma obra excelente.

Pensando no futuro, houve tempo também para a apresentação do novo logótipo da nossa escola que é fruto da criatividade de um jovem da Igreja Baptista de Viseu, Luís Ribeiro, o qual recebeu um prémio oferecido pelo Seminário e pelo Acampamento Baptista.

A alegria foi grande quando se procedeu à entrega de diplomas a cinco alunos finalistas dos cursos Básico de Estudos Bíblicos, Bacharel em Teologia e Licenciatura em Teologia. Os alunos que viram os seus cursos terminados foram os irmãos António Lucas da Primeira Igreja Baptista de Penafiel, Pedro Paulo Alfonso, da Igreja Baptista de Leiria, José Seleiro Gonçalves da Igreja Baptista do Murtal, Evaristo Vieira, da Igreja Baptista da Amadora e, Ismael Couto da Igreja Baptista de Queluz.

No dia 24 de Setembro de 2005, às 16h, no templo da III Igreja Baptista de Lisboa, tudo recomeça. São já 12 os candidatos a alunos que sentem Deus a conduzir as suas vidas para o ministério cristão. Esse ministério é exigente e carece de um bom preparo teológico e ministerial. Os 35 anos de vida do Seminário constituem um rico património de fidelidade à Palavra. Apesar de constrangimentos múltiplos, o futuro do Seminário é promissor, assim Deus nos ajude.

Agradecemos muito a Deus e a todas as nossas Igrejas, a possibilidade de continuarmos a obra iniciada e continuada por homens como Lester Bell, Grayson Tennisson, Manuel Alexandre Jr, Daniel Machado e Glenn Watson. As preciosas orações feitas pelo povo de Deus a favor do nosso Seminário e por quantos nele trabalham, assegurarão, como desde o primeiro dia e até que Cristo volte, a continuidade do ministério de formação de líderes, sempre radicados no compromisso de fidelidade à santa Palavra de Deus.

Pr. Paulo Carlos Pascoal
Director do STB

Horário Provisório 1º Semestre - 2005-2006