31.7.07

Imagine….Líderes-Servos Capacitados para a Transformação da Sociedade?










Líderes-Servos Capacitados para a Transformação da Sociedade?
Essa é a Visão do Seminário Teológico Baptista!

Venha até nós…
Porque o nosso propósito é Capacitar, Servir e Transformar!


O Seminário Teológico Baptista (STB) é a Escola Superior de Teologia Evangélica mais antiga do país com um compromisso renovado: Treinar homens e mulheres chamados por Deus para O servirem no Seu Reino, seja no ministério pastoral, evangelização, ensino, missões, seja em qualquer sector da vida, como cidadãos com uma perspectiva de vida centrada em Cristo.


O STB é uma escola experimentada com uma abordagem pedagógica relevante. O processo ensino-aprendizagem acontece pelo incentivo à pesquisa e reflexão (saber/reflectir), pela acção ministerial prática (fazer), pela vivência afectiva (sentir), pelo ambiente relacional (conviver), e pela formação do carácter cristão (ser).

Num saudável ambiente de encontro de culturas, com uma herança e identidade denominacional que interage e aprende, com um currículo relevante, incentivando a missão integral da Igreja, com um profundo amor pela Igreja de Jesus Cristo e pelos que ainda não conhecem o Mestre, a equipa do STB busca a excelência no ensino teológico e ministerial.

ANO LECTIVO 2007-2008
Disciplinas oferecidas no 1º Semestre




Introdução ao Velho Testamento – Prof. João Nunes
Introdução ao Novo Testamento – Prof. Marcos Ferraz
Hebraico I & II – Prof. Hermano Taute
Grego Bíblico I . Prof. Marcos Ferraz
Teologia do Velho Testamento – Prof. João Nunes
Exegese do Novo Testamento – Prof. Manuel Alexandre Jr
Metodologia do Trabalho Científico – Prof. Paulo Pascoal e Profª Dina Marques
Evangelização – Prof. Paulo Pascoal e Prof. Don Dixon
Filosofia da Religião – Profª Isabel Rute Reinaldo
História dos Baptistas e Missões – Prof. Emídio Francisco
Missões I – Prof. Paulo Pascoal
Aconselhamento – Prof. Samuel e Flávia Mendes
Teologia Sistemática II – Prof. Alan Pallister
Introdução à Educação Cristã – Prof. Tom Arabis
Música I – Prof. Lielson Penido
Inglês I – Prof. Alan Pallister

Início das aulas a 18 de Setembro com o Seminário (regime pós-laboral) “Igrejas Transformando as Nações” ministrado pelo Dr. Jun Vencer.

As aulas funcionam essencialmente em horário pós-laboral e cada aluno pode matricular-se nas disciplinas que mais se adequam às suas necessidades e disponibilidade. Cursos disponíveis: Básico (1 ano), Bacharel em Teologia (3 anos), Licenciatura em Teologia (4 anos), Mestrado. Centros de Estudo por Extensão em diferentes regiões do país, Programa Teófilos (E-Learning) com Panorama do Novo Testamento, Pedagogia e Didáctica e Panorama do Velho Testamento (www.teofilos.org)

As instalações do STB situam-se em Queluz, numa zona de muito fácil acesso: junto à estação dos comboios Queluz-Belas ou Queluz-Massamá (Linha de Sintra), à saída da CREL e IC19.

O STB é um ministério da Convenção Baptista Portuguesa e tem uma visão de serviço a toda a comunidade evangélica.

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BAPTISTA
Rua D. António Correia de Sá, 36 r/c
MONTE ABRAÃO 2745-241 QUELUZ
Telefones: 21.4373036; 96.8017651
Email: seminario.cbp@netcabo.pt
Weblog : http://www.seminariobaptista.blogspot.com/

Ideteco com Leslie Magee foi uma bênção!
















De 27 a 29 de Junho, o Pr. Leslie Magee foi maravilhosamente usado por Deus para ministrar aos pastores, líderes e estudantes do STB que participaram no último IDETECO. O tema tratado foi "Ministério Pastoral: Integridade e Relevância" e no final todos os participantes expressaram a sua sentida gratidão ao Senhor pela forma como Ele usou este querido irmão para nos trazer preciosos ensinamentos decorrentes da sua riquíssima experiência pastoral. O Pr. Leslie Magee foi missionário no Brasil e em Portugal. No caso de portugal, são muitos os que se sentem espiritualmente filhos deste querido Pastor. Foram apenas 8 anos de ministério em Portugal, mas são muitos os que receberam a sua influência. Nos Estados Unidos, durante os últimos 25 anos, serviu uma Igreja no estado de Utah, sendo que a maioria dos seus actuais membros foram salvos por Jesus Cristo do mormonismo.
O STB agradece a Deus por esta experiência tão preciosa e ao Pr. Leslie Magee pelo seu investimento pessoal nesta iniciativa de formação dos nossos líderes. Oxalá, no próximo ano, muitos mais Pastores possam aproveitar este tipo de eventos que visam, precisamente, servir os que labutam no ministério "excelente".


O caminho da grandeza é para baixo!



Não é normal, num só ano, o STB perder o contacto físico com dois grandes mestres. No mesmo ano, perdemos a oportunidade de conviver de perto com as famílias do Pr.Keith Hodges e do Pr. Glenn Watson. De facto, o Professor Glenn Watson já tinha ensinado, com base em Filipenses 2, que o caminho da grandeza é para baixo...o caminho da kenosis, o caminho da humilhação, seguindo o exemplo supremo de Jesus. Jesus desceu...desceu....desceu...e foi glorificado e está agora junto ao Pai. Esse caminho da humilhação de Jesus é o que nos conforta quando perdemos homens da estatura espiritual de um Professor Glenn ou de um Professor Keith.

O STB prossegue nesse caminho, para baixo, porque enquanto caminhamos para baixo....podemos olhar para cima! É a orientação que recebemos de Hebreus 12:1-2.

Toda a comunidade pedagógica do STB é muito grata a Deus pela vida dos queridos Professores Glenn Watson e Keith Hodges. Foram nossos mestres, mentores, amigos e companheiros de jornada, do caminho.


É curioso que ambos foram apresentados à denominação Baptista no mesmo dia e também, no mesmo dia, juntos, se despediram, oito anos depois. Durante oito anos lavaram os nossos pés. Em alguns momentos, os nossos pés estavam mesmo sujos e eles nunca se recusaram a lavá-los. Nunca esqueceremos o impacto destas vidas na família do STB.

Até Breve, Chefe!









O nosso querido Deão de Alunos, Pr. Keith Hodges, amorosamente tratado por alguns alunos como "chefe", sinónimo, neste caso, de "Pai", "Avô", "Mentor", "Mestre", saiu do país rumo à sua terra de origem, o País de Gales.
Já temos muitas saudades deles e de tudo o que eles representam para a nossa comunidade pedagógica. Não acreditamos que esta separação seja duradoura porque ainda contamos com eles em algumas oportunidades que certamente Deus providenciará. O STB nunca esquecerá o amor e a dedicação destes queridos irmãos. Que o Senhor os continue a abençoar e a derramar a Sua graça sobre eles. Obrigado, Pr. Keith e Irª Bárbara pelo amor dispensado às nossas vidas!

Culto de Graduação 2006-2007






















A Terceira Igreja Baptista de Lisboa acolheu mais um culto solene de graduação do Seminário Teológico Baptista. O orador convidado foi o Pr. Leslie Magee, que 24 anos depois, voltou a Portugal a convite do STB para ministrar aos Pastores e Alunos no Ideteco realizado no final do mês de Junho.


Foi com imensa gratidão a Deus que o STB entregou mais 4 diplomas a alunos que concluíram a sua formação teológica. São eles os licenciados Ana Marques da IB de Mem-Martins e o Pr. Itaiguara Celani da IB de Vale de Amoreira, e os graduados em Estudos Bíblicos, Rogério Clemente da IB de Cedofeita e a Silvina Ladeira da Primeira IB do Porto.

Louvamos ao nosso Deus por podermos assim contribuir para a continuidade do ministério da proclamação da Palavra de Deus.