20.7.05

TEOLOGIA DA MISSÃO ENSINADA NA ILHA TERCEIRA













O Centro de Estudos Teológicos da Ilha Terceira nos Açores, coordenado pelo Pr. Rúben Couto, recebeu no passado mês de Maio, a visita do nosso Director. O Pr. Paulo Pascoal ministrou um curso intensivo de 9 horas sobre Teologia Bíblica da Missão. Estiveram presentes a maioria dos 11 alunos da nossa extensão na Ilha Terceira. O grupo de estudantes deste centro é oriundo das 4 igrejas evangélicas da ilha e reúne-se semanalmente.

CONHEÇA O CORPO DOCENTE DO STB









Corpo Docente do STB

Alan Pallister – Licenciatura em Literatura Inglesa e Teologia; Master of Art’s da Universidade de Cambridge; Director do Centro “O Canto da Rola” e Pastor das Igrejas Baptistas de Caldas da Rainha e de Santarém. Casado com Celeste e Pai de 4 filhos.

•António Miguel Pires – Licenciatura em Teologia; Presidente da Convenção Baptista Portuguesa e Pastor da Igreja Baptista de Queluz. Casado com Isabel e Pai de 3 filhos.

•Fernando Ascenso – Bacharel em Teologia; Bacharel em Contabilidade e Administração; Curso de Estudos Superiores Especializados em Organização e Desenvolvimento Curricular (especialidade em Formação Pessoal e Social); Mestrado em Comunicação, Professor do Ensino Secundário da Escola Secundária Padre Alberto Neto; Professor voluntário do IBP/ESETE, Membro da Igreja Baptista de Queluz. Casado com Edite e Pai de duas filhas.*

•Thomas Arabis - Bachelor of Arts (B.A.) com especialização em Teologia; Mestre em Teologia com especialização em Exposição Bíblica; Mestrado em Ciências de Educação, especialização em Orientação de Aprendizagem; Missionário da Greater Europe Mission, Professor do IBP/ESETE, Colaborador do Grupo Bíblico Universitário. Casado com Vicky e Pai de 5 filhos.

•Glenn Watson – Licenciatura em Teologia e Música Sacra, Mestrado em Divindades e Doutoramento em Filosofia com especialização em Homilética. Missionário da International Mission Board. Membro da Igreja Baptista da Graça. Casado com Sherri e Pai de 3 filhos.

•Keith Hodges– Graduado em Teologia; Bacharel em Divindade; Mestre em Filosofia; Deão de Alunos no Seminário Baptista. Missionário jubilado da Baptist Mission Society. Membro da Igreja Baptista de Queluz. Casado com Bárbara, Pai de 2 filhos e Avô de 4 netos.

•Manuel Alexandre, Jr.: Bacharel em Teologia; Mestrado em Teologia; Licenciatura em Filologia Clássica; Doutoramento em Literatura Grega; Professor Catedrático na FLUL e Pastor da Igreja Baptista da Amadora. Casado com Maria José, Pai de 1 filha e Avô de 1 neta.

•Mário Conrado – Licenciatura em Teologia, Mestrando em Exegese Bíblica; Pastor da I Igreja Baptista de Setúbal. Casado com Célia e Pai de 1 filha.

•Paulo Pascoal – Licenciatura em Teologia; Mestre em Teologia com especialização em Missiologia; Director do Seminário Baptista; Coordenador da Assessoria de Missões da AEP; Director Executivo da Mevic e Pastor da Igreja Baptista do Murtal. Casado com Rute e Pai de 3 filhas.

•Vitor Cruz – Bacharel em Teologia; Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas; Mestre em Divindades com especialização em Aconselhamento; Mestre em Literatura com especialização em Cultura Norte-Americana; Professor do Ensino Secundário e Pastor Baptista. Membro da II Igreja Baptista do Barreiro. Solteiro.*

•Marcos Ferraz – Licenciatura em Teologia; Mestrando em Exegese Bíblica; Pastor da Igreja Baptista de Maceira-Lis. Casado com Sónia e Pai de 2 filhos.

•Timóteo Cavaco; Curso de Estudos Bíblicos do Instituto Bíblico Palavra da Vida; Licenciatura em Bioquímica; Mestrado em Apologética Cristã, Secretário-Geral da Sociedade Bíblica de Portugal. Membro da Igreja Baptista da Graça. Solteiro.


*Não leccionou no último semestre mas integra o Corpo Docente do STB.

A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DESCENTRALIZADA NUMA IGREJA PERTO DE SI



O STB e a Livraria Baptista, com o apoio generoso da International Mission Board, tem produzido excelentes recursos de formação para servir as nossas igrejas criando núcleos de estudo teológico descentralizado. Neste momento, temos disponíveis os seguintes manuais: Introdução Antigo Testamento I (Pentateuco e Literatura Histórica); Introdução ao Novo Testamento I (Evangelhos); Introdução ao Novo Testamento II (Actos, Gálatas, Colossenses, Tiago e I Pedro); Discipulado I - Vida Triunfante (MasterLife I & II) e Hermenêutica Bíblica (Como Interpretar a Bíblia). Estes manuais estão à venda na Livraria Baptista e o STB terá muito prazer em apoiar as igrejas locais na criação de grupos de estudo teológico
descentralizado.

STB ABRE ANO LECTIVO NA III IGREJA BAPTISTA DE LISBOA



No dia 24 de Setembro, às 16h, nas instalações gentilmente cedidas pela III Igreja Baptista de Lisboa, o STB inicia o seu novo ano lectivo. O pregador convidado, ainda não confirmou mas o tema da aula magna deste ano será “Fundamentos Bíblicos de uma Liderança-Serva”. Esperam-se de 10 a 15 novos alunos que deverão ainda ser confirmados após a entrevista com o Conselho Consultivo do STB. Ore pelo novo ano e por aqueles que ainda estão a tomar decisões.

SETEMBRO: STB EM PARCERIA COM DJ PROMOVE REVOMI – RETIRO DE VOCACIONADOS PARA O MINISTÉRIO


Nos dias 09 e 10 de Setembro, o Departamento da Juventude da CBP em parceria com o STB, promovem a realização de um novo retiro de vocacionados para o ministério. Este evento terá como tema “Eu, um servo? Tás a gozar!” começará na sexta-feira, dia 09, com um encontro de despertamento para o serviço cristão. Para o efeito, pedimos as instalações do Teatroesfera em Massamá. No dia 10, sábado, o STB apresentar-se-á aos participantes falando da sua visão, valores, etc. O resto desse dia será passado em grupos de interesse com diferentes opções ministeriais e com a coordenação de líderes que servem nessas mesmas áreas. Se tens sentido a chamada de Deus para O servir no Pastorado, em Missões, nas Artes, no Ensino, na Evangelização no mundo do trabalho, etc, vem e partilha isso connosco. Talvez te possamos ajudar! Fala com o teu Pastor e inscreve-te na tua igreja local.

STB E A REFORMA CURRICULAR


O STB prepara-se para ajustar o seu currículo para uma melhor oferta de formação bíblica, teológica e ministerial a todos aqueles que nos procuram. Nesse sentido, foi eleita uma comissão permamente de revisão curricular constituída pelos Ex-Directores, Pr. Alexandre Jr e Glenn Watson, o actual Director, Pr. Paulo Pascoal e os professores Fernando Ascenso e Timóteo Cavaco. O objectivo é adequar o currículo para uma formação cada vez mais contextualizada e que integra uma visão geral das principais características que devem definir um líder cristão. Também teremos em conta o acordo de Bolonha que determinará, no futuro, muita da estrutura dos programas de ensino superior. Todas as sugestões são muito bem-vindas. Certamente serão ouvidas diferentes pessoas em diversas áreas de saber e, sobretudo, lideranças das igrejas locais as quais melhor queremos servir.

NOTÍCIAS DA COMUNIDADE PEDAGÓGICA…



Com o encerramento do ano lectivo, o ambiente do STB passa a ser um misto de emoções. Alegria pelos que terminam os seus estudos e tristeza por os vermos partir para longe do nosso convívio. Já temos saudades do Evaristo Vieira, agora na Guiné-Bissau a iniciar o seu ministério, o Ismael Couto que casará em 2006 e viajará para os Açores, o José Seleiro a começar um estágio ministerial em Santarém e o Pedro Paulo na região de Leiria.

Somos entretanto informados do nascimento da filha primogénita do Nuno Soares, do nascimento da segunda filha do Pedro Teixeira, do casamento do filho mais velho do Pr. Glenn Watson, do casamento da assistente do Director, a Vanda Vaz, da gravidez da Sandra Gaspar, do casamento do Jónatas Ferreira, etc. São muitas notícias que envolvem as famílias ligadas ao STB.
Ansiamos todos pelo regresso dos que ainda não terminaram para voltarmos a estar juntos e celebrar, como comunidade pedagógica, o que Deus tem feito nas nossas vidas. Que Deus os abençoe a todos e até breve!