17.6.08

CANDIDATURAS 2008/2009

A partir do mês de Julho, estarão abertas as candidaturas e inscrições para o primeiro semestre do ano lectivo do Seminário Teológico Baptista!
Faça já a sua inscrição, nas instalações do STB, escolhendo as disciplinas que pretende frequentar, independentemente do horário provisório.














As disciplinas disponiveís para o 1º semestre são:

  1. Introdução ao Novo Testamento I


  2. Exegese do Novo Testamento I


  3. Introdução ao Velho Testamento I


  4. Seminário de Apologética Cristã


  5. Hermenêutica Bíblica


  6. Ministério Pastoral


  7. Exegese do Velho Testamento I


  8. Multiministério da Igreja


  9. Teologia do Novo Testamento I


  10. Inglês III


  11. Teologia Sistemática IV


  12. Ética Cristã II


  13. Religiões Comparadas


  14. História do Cristianismo I


  15. Metodologia do Trabalho Científico


  16. MTC - Português


  17. Programa Educacional da Igreja


  18. Comunicação Cristã Contemporânea


  19. Homilética II


O STB proporciona-lhe um ensino de excelência e conta com um corpo docente reconhecido, a saber:





  1. Alan Pallister


  2. Lielson Souza Penido


  3. Dina Nogueira da Cunha Ferreira Marques


  4. Manuel Alexandre Júnior


  5. Emílio Francisco


  6. Manuel António Miranda Pires Rainho


  7. Donny Dixon


  8. Maria Lourdes Rego Nunes


  9. Fernando Ascenso da Silva


  10. Marcos Mendes Ferraz


  11. Flávia David Pereira de Coelho Mendes


  12. Paulo Carlos Noivo Pascoal


  13. Hermanus Taute


  14. Samuel Coelho Mendes


  15. Isabel Rute Guarda Reinaldo


  16. Simão Daniel Silva


  17. João Custódio Nunes


  18. Timóteo Armelim de Jesus Cavaco


  19. Jónatas Melo de Figueiredo


  20. Thomas Anthony Arabis

Vêm aí mais colaboradores para servir no STB!













Já a partir do próximo ano lectivo, a nossa escola passará a contar com mais colaboradores permanentes: o Professor Thomas Arabis, que depois de 2 anos nos EUA para levantar o seu sustento, volta a Portugal, entre outras coisas, para colaborar com o STB na docência no âmbito do Departamento de Educação Cristã, na coordenação do Programa Teófilos e no Desenvolvimento Curricular. O Prof. Thomas Arabis pertence agora à Global Outreach dos EUA e é muito bem-vindo!
A Missionária Kris Knowles, enviada pela Greater Europe Mission dos EUA, deverá chegar a Lisboa no final do mês de Agosto para colaborar também no STB na administração e nos projectos práticos de alcance que o STB realiza para formação dos estudantes. Estamos muito felizes por esta preciosa dádiva de Deus ao STB.

O Dr.Rúbens Luz e a sua esposa Magali, deverão chegar a Portugal em Janeiro de 2009 para também servirem na formação teológica oferecida no STB. O Dr. Rúbens deverá ser o coordenador do Programa de Centros Regionais de Estudo Teológico e colaborará na docência. O Dr. Rúbens Luz é também Pastor Baptista e considerará convites para liderar uma comunidade a meio tempo. Este casal está a candidatar-se como missionários junto da Sepal Brasil a qual deverá estabelecer um protocolo de cooperação com a Mevic de Portugal.
Todos estes obreiros contribuirão para um ministério do STB ainda mais ajustado às imensas necessidades sentidas por todos os que acreditam e conhecem este ministério.

Graduação 2007-2008 na Igreja Baptista da Marinha Grande reuniu Geração de Leiria à Geração de Queluz!

Foi no dia 14 de Junho 2008, nas instalações da amável Igreja Evangélica Baptista da Marinha Grande, pelas 16 horas, que se realizou o culto solene de Encerramento do Ano lectivo do Seminário Teológico Baptista e a Graducação dos alunos que terminaram os seus ciclos de estudos. O Irº Alberto Carneiro (Igreja Evangélica Baptista de Cedofeita, em actual colaboração cm a Igreja Evangélica Baptista de Alcobaça) e o irmão Irº Carlos Lopes Ferreira (Igreja Evangélica Baptista da Marinha Grande) receberam os diplomas referentes ao Curso Médio de Teologia.


O Pastor Samuel Faircloth, o orador convidado, pregou trazendo uma palavra profética de grande benção para todos. Foi emocionante ver a geração de alunos de Leiria com a geração actual, de Queluz, a cantarem..."Minha pátria para Cristo, eis a minha petição..."
Antes deste culto solene, o STB promoveu um almoço de partilha e reencontro de alunos e amigos do Dr. Samuel Faircloth, o qual se fez acompanhar pela sua querida esposa, D. Betty.


Toda a Glória seja dada a Deus!












Dia convívio da Família do STB na Quinta do Lavre

Aproveitando o feriado no dia 22 de Maio, alguns alunos e professores viajaram até ao Lavre, perto de Vendas Novas, no Alentejo, para um dia bem passado em contacto com a Natureza.
Da parte da manhã reflectimos sobre a visão integral da fé cristã com a ajuda dos missionários Anema. Percebemos o ciclo natural da semeadura e da colheita e fomos desafiados a pensar sobre o cuidado ambiental. Pusémos em prática aquilo que ouvimos e tratámos dos animais, apanhámos lenha, entre muitas outras tarefas árduas, mas necessárias para uma boa aprendizagem sobre o custo real da semeadura.
Para além de uma oportunidade de contacto com o mundo rural, foi um dia de muito convívio e alegria!
Aqui está um pequeno vídeo desse dia! Vejam o que perderam!

http://www.youtube.com/watch?v=e44jPyoBEw8







Sábados Teológicos

Durante o passado mês de Fevereiro, os sábados, foram tempo de promoção do nosso Seminário Teológico Baptista, em diversos pontos do país. O objectivo foi promover o despertamento de vocações ministeriais e apresentar o STB como recurso fundamental de formação.
Alunos e professores passaram por diversas Igrejas, como Cascais, Alfandanga, Francos e Coimbra.
Foi um tempo muito abençoado e que com a graça de Deus trará pessoas para mais aprenderem sobre a Palavra de Deus na nossa escola de profetas. .

Os primeiros 12 alunos do Seminário em Leiria, no Outono de 1950