27.2.06

Conselho Directivo presta contas sobre a actividade do STB em 2005


Introdução

No ano já findo, o Seminário Teológico Baptista procurou honrar a confiança depositada na sua liderança pela denominação e prosseguir fielmente o ministério de treinamento de homens e mulheres chamados por Deus para O servirem no Seu Reino, seja no ministério pastoral, evangelização, ensino, missões, seja em qualquer sector da vida, como cidadãos com uma perspectiva de vida centrada em Cristo. É, pois, com muita gratidão ao Senhor que reportamos à nossa comunidade esta rica experiência na formação daqueles que as igrejas nos confiaram para a obra do ministério.

Administração
No que concerne à gestão e administração da nossa Escola, o Conselho Directivo procurou ser bom mordomo dos parcos recursos disponíveis ao mesmo tempo que desenvolvia iniciativas criativas para gerar novas receitas, quer através de ofertas especiais e apelos personalizados, quer através de uma mais enérgica promoção dos serviços de refeições e hospedagem. A administração do STB iniciou também os esforços necessários para a correcção de alguns procedimentos administrativos e legais. Finalmente, deve registar-se que, com o apoio generoso do Irº Ruy Santos, foi preparada uma nova proposta de Normas Internas que está em fase de discussão.

Graduação 2004-2005 e Cerimónia de Celebração dos 35 Anos do STB
O culto de encerramento do ano lectivo 2004-2005, foi, mais uma vez, um grande acontecimento na vida da nossa denominação. É que o Seminário quis terminar o conjunto de eventos que assinalaram os 35 anos de ministério de formação de líderes, com um momento muito especial de comemoração. Este Culto de Acção de Graças foi precedido por um almoço convívio na cave das instalações da Igreja Baptista de Queluz, que reuniu 75 pessoas gratas a Deus pela sua experiência de envolvimento directo ou indirecto com o Seminário Baptista.Uma boa parte da família Baptista juntar-se-ia ao grupo de ex-alunos para, em culto público, manifestar a sua muita gratidão ao Deus Altíssimo, pela forma maravilhosa como Ele nos tem abençoado ao longo dos 35 anos como instituição teológica dos baptistas portugueses. A alegria foi grande quando se procedeu à entrega de diplomas a cinco alunos finalistas dos cursos Básico de Estudos Bíblicos, Bacharel em Teologia e Licenciatura em Teologia. Os alunos que viram os seus cursos terminados foram os irmãos António Lucas da Primeira Igreja Baptista de Penafiel, Pedro Paulo Alfonso, da Igreja Baptista de Leiria, José Seleiro Gonçalves da Igreja Baptista de Santarém, Evaristo Vieira, da Igreja Baptista da Amadora e, Ismael Couto da Igreja Baptista de Queluz.

Actividades lectivas
É com gratidão ao Senhor que testemunhamos o esforço abnegado dos docentes do STB no sentido de oferecer a melhor qualidade de ensino teológico sem cedências a quaisquer formas de extremismo liberais ou fundamentalistas mas procurando tão somente permanecer no sábio equilíbro da boa Palavra de Deus. Com este compromisso de fidelidade à sã doutrina, os alunos do STB têm sido aperfeiçoados no uso e compreensão das Escrituras e da fé cristã. Os professores fizeram o melhor para elevar os níveis de comunicação eficaz da fé cristã. Estivemos concentrados na edificação e no preparo dos novos líderes para melhor servirem as igrejas no culto e no serviço cristão fora de portas. Procurou-se também fomentar o espírito cooperativo denominacional e a vivência como cidadãos deste mundo. Todos os docentes e particularmente o Deão de Alunos, tentaram estimular nos alunos o desenvolvimento de uma vida cristã piedosa e devocional e a vivência dos princípios de mordomia cristã. Enfim, o STB empenhou-se na criação de condições para que cada estudante seja um obreiro fiel e bem preparado para também preparar outros na vivência sadia e eficaz para o engrandecimento de nosso Deus como o Senhor de tudo e acima de tudo e todos. Temos consciência, porém, de que nem sempre todos aproveitam esse esforço da melhor maneira.

Para reforço do conceito de comunidade pedagógica, o STB promoveu uma excursão de alunos e professores à Serra da Estrela com o apoio generoso da Junta de Freguesia do Monte Abraão que nos ofereceu o autocarro da autarquia para o efeito.
Iniciámos o ano lectivo 2005-2006 com um retiro do corpo docente no Centro "O Canto da Rola" com uma preciosa comunicação subordinada ao tema "Chamada e Vocação", orientada pelo Professor Tom Arabis.

As instalações da III Igreja Baptista de Lisboa acolheram o culto solene de abertura de ano lectivo 2005-2006. Mais de 125 pessoas puderam testemunhar que o Senhor continua a despertar jovens para o serviço cristão. Cerca de 15 novos alunos apresentaram-se para frequência dos diferentes níveis de formação oferecidos pelo STB. Nessa mesma ocasião, o ex-Director do STB, Pr. Glenn Watson, muito nos encorajou com uma eloquente apresentação subordinada ao tema "Fundamentos Bíblicos de uma Liderança-Serva".

Também neste ano, prosseguiu a um ritmo mais reduzido do que o desejado, o ministério de educação teológica por extensão com uma turma muito dedicada na Ilha Terceira e outra em Viseu. Em Braga e no Porto, o Centro de Estudos Teológicos continuou a treinar 18 alunos inscritos pelo STB. O Professor Fernando Ascenso desenvolveu o programa de estudos da disciplina de Comunicação Cristã Contemporânea na sede da Escola e à distância com alunos nos Açores e no Porto.

Lamentamos o facto de a Comissão Permanente de Revisão Curricular, criada para uma profunda análise do actual programa de estudos e indicação de uma nova proposta curricular, não ter conseguido mais do que dois encontros de trabalho.

O ano civil terminaria com a realização de um já habitual culto de natal precedido por uma ceia. Desta vez, o convidado para ministrar a Palavra de Deus à família do STB foi o amado Pr. Mário Jorge Marques que muito nos abençoou.

Promoção do ministério de educação teológica
Sobretudo durante o mês de Fevereiro, a família do STB esteve disponível para visitar as igrejas e promover este ministério. Além disso, foram também realizados encontros regionais para despertamento de vocações, em articulação com o Departamento da Juventude da CBP nas Igrejas de Faro, Cacém e Cedofeita. Todos os participantes foram ricamente abençoados neste sempre inspirador contacto com as igrejas. O STB preparou um CD-Rom de recursos diversos para apoiar as igrejas, e particularmente os departamentos femininos locais, na promoção do mês de Educação Teológica.

O Director, o Deão de Alunos e alguns dos estudantes, tiveram a oportunidade de promover o ministério do STB e o despertamento de vocações em todos os acampamentos em Água de Madeiros, no acampamento da União Bíblica e da União Geral da Juventude da Associação de Igrejas Baptistas. Estes contactos foram determinantes na opção da escola a frequentar para alguns dos novos alunos. O STB fez sair o boletim informativo Teologando e, com o mesmo nome, abriu um web-blog na Internet cuja média de visitas semanais ronda 100 acessos. O STB foi convidado e esteve presente com um stand, no evento de formação da COMACEP e no Congresso Máquina de Sonhos.

Acções de Formação, Conferências e Palestras
O STB não tem apenas os seus alunos como alvo na formação bíblica e teológica que o STB oferece. Temos procurado conceder outros espaços de formação e treinamento a diferentes públicos que, fora do ambiente académico, também buscam formação para melhor servirem as suas igrejas locais. Nesse sentido, no mês de Março e durante três meses, o STB promoveu semanalmente o curso "O Direito e o Obreiro Evangélico" orientado pelo irmão Dr. Fernando Loja e com o apoio do irmão Dr. Sérgio Mota. Ainda no mês de Março, quatro dos alunos da cadeira de Introdução à Educação Cristã, monitorizada pelos professores Tom Arabis e Fernando Ascenso, foram convidados pela ASPEC para apresentarem uma palestra sobre Comenius e a sua Didáctica Magna.

No âmbito das comemorações do 30º aniversário de IBP-ESETE, o STB foi convidado a participar no Curso Teologia e Vida, uma disciplina ministrada pelo prestigiado Dr. Russel Shedd. Assim, entre os dias 11 e 13 de Abril, no IBP-ESETE, 35 alunos e professores do STB tiveram esta excelente oportunidade de formação. A Junta de Freguesia do Monte Abraão forneceu gratuitamente o transporte de alunos e professores para este evento.

No dia 16 de Abril, uma nova acção de formação aberta à liderança em geral, foi ministrada, agora pelo Dr. Glenn Watson. O tema desta aula aberta foi: "O Sermão e a Retórica do Cinema: A Comunicação Narrativa da Mensagem Bíblica no Século XXI". Ainda no mesmo mês de Abril, convidámos a liderança das Igrejas e a família do STB para um conjunto de palestras com o ex-professor do STB e do IBP-ESETE, o Prof. Dr. Roy Ciampa. O tema desenvolvido foi "A Estrutura e o Argumento de 1 Coríntios" e "A Narrativa Bíblica e o Reino Universal do Filho de Deus ".

O Centro de Estudos Teológicos da Ilha Terceira nos Açores, coordenado pelo Pr. Rúben Couto, recebeu entre os dias 29 e 30 Abril, a visita do Director do STB para ministrar um curso intensivo de 9 horas sobre Teologia Bíblica da Missão. Estiveram presentes a maioria dos 11 alunos da nossa extensão na Ilha Terceira.

A 27 de Maio, as cadeiras de História dos Baptistas e História do Cristianismo, levaram a efeito uma outra aula aberta às lideranças das Igrejas Baptistas. Tratou-se de uma palestra com o tema "História dos Baptistas em Portugal: A Perspectiva Missionária". Esta aula aberta foi ministrada pelo Pr. Dr. Herlânder Mário Felizardo.

Lamentavelmente, o DJ e o STB foram obrigados a tomar a decisão de adiar para o próximo ano a realização do Revomi-Retiro de Vocacionados para o Ministério. O número de inscrições não foi suficiente para justificar a realização deste evento.

No início do mês de Outubro, o STB promoveu três noites de conferência com o Prof. Adauto Lourenço acerca da origem da vida. Esta conferência foi realizada nas instalações da Igreja Baptista de Queluz porque o número de participantes ultrapassou, por noite, 8 dezenas de interessados.

No campo das conferências promovidas pelo STB e abertas ao público em geral, terminamos o ano com uma palestra realizada no dia 10 de Dezembro acerca do "Ministério de Mentoria" a qual foi orientada pelo Prof. Dr. Glenn Watson.

Obras de Conservação e Compra de Equipamento
No culto de graduação do STB em Junho de 2005, o Deão de Alunos, Pr. Keith Hodges, desafiou os presentes a levantarem uma oferta de amor para as despesas inerentes à renovação de uma cozinha de um dos apartamentos do STB que servem de residência aos estudantes. O apelo foi atendido e somado à bondade do CET- Centro de Estudos Teológicos do Norte (uma parceria STB e IBP-ESETE) que decidiu enviar-nos uma oferta de amor para a nossa instituição. Com um esforço complementar e o trabalho generoso de um profissional que também viria a ser nosso aluno, foi possível fazermos este melhoramento. Face à óbvia necessidade de conservação do nosso património imobiliário, foram necessárias algumas outras intervenções as quais só foram possíveis devido à enorme boa vontade do irmão Eduardo Patrício da Igreja Baptista de Queluz.

Já em Setembro, no arranque do ano lectivo, concluímos que a fotocopiadora do STB tinha chegado ao seu fim. Com um empréstimo das Igrejas de Cedofeita e de Queluz e através de ofertas de algumas das igrejas de alunos do STB, avançámos para a compra de um novo equipamento, um instrumento indispensável ao nosso trabalho.


Entretanto, deram-se alguns passos, ainda que muito tímidos, para renovar o equipamento informático e implementar um novo sistema operativo para garantir o cumprimento das leis que regem a utilização deste tipo de equipamentos. Somos gratos a Deus por todo o apoio recebido nesta área através dos irmãos Raphael Dias e Tito Patrício.

Programa "Teófilos" – Educação Teológica à Distância – E-learning
As instituições teológicas evangélicas, a saber, o Centro de Missões da Convenção Baptista Independente, o Instituto Bíblico da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal e o Seminário Teológico Baptista celebraram um protocolo de cooperação cuja finalidade é a criação, desenvolvimento e supervisão do programa Teófilos, destinado a fornecer a estas instituições teológicas evangélicas uma plataforma comum de formação bíblica e teológica através dos meios electrónicos (E-learning). Para isso, contaram com o apoio técnico e de conteúdos do Moody Bible Institute que concedeu os direitos de tradução e utilização de um conjunto de disciplinas de formação bíblica já preparadas e adequadas a este modelo de treinamento não presencial. Isto sem prejuízo da possibilidade de criação de outras disciplinas pensadas para satisfazer necessidades concretas do nosso campo. Contou-se também com o apoio técnico e financeiro da Greater Europe Mission e da International Mission Board. Depois de ouvido o parecer dos diferentes orgãos do STB sobre este projecto, o Conselho Directivo do STB decidiu avançar com esta nova ferramenta de formação na expectativa de que muitos serão os alunos interessados que aderirão a este programa, tornando-o auto-sustentável no segundo ano de actividade.

Relações Institucionais e Propostas de novas Parcerias
Ao longo deste ano, o STB estabeleceu contactos institucionais com as cinco escolas teológicas do país através de encontros regulares para comunhão e reflexão acerca da viabilidade de alguns projectos comuns tais como o programa Teófilos, a criação de um programa comum de treinamento de obreiros não pastores para a implantação de novas igrejas, isto respeitando as especificidades denominacionais, e a tão desejada certificação oficial, por parte do Estado, dos programas de ensino teológico evangélico. Demos alguns passos na nossa cooperação estratégica com o IBP-ESETE participando em algumas acções conjuntas como o Curso com o Dr. Russel Shedd, apresentações e defesa de teses de mestrado, e mantivemos contacto regular com a liderança do CET no Porto e Braga. Com o Seminário Baptista pertencente à UEBE, União Baptista de Espanha, prosseguimos com alguma troca de correspondência mas ainda não foi possível ir mais adiante. O nosso objectivo tem sido o de estreitar laços e aprofundar as parcerias existentes, como no caso do IBP-ESETE. Mantivemos contactos muito cordiais com a Junta de Freguesia de Monte Abraão que, já no final do ano, ofereceria ao STB um novo monitor de computador e um computador em bom estado. Com a Clínica do Rei, uma clínica cristã situada na nossa área, estabelecemos um acordo para prestação de cuidados de saúde para benefício de alunos e professores a troco de uma mensalidade quase insignificante.

Internamente, procurámos manter e até aprofundar a cooperação com o departamentos da CBP que tradicionalmente apoiam a promoção da educação teológica, a saber, o Departamento da Juventude e o Departamento Feminino. Este último fez um notável esforço para mobilizar as senhoras das igrejas locais para orarem por nós e levantarem um conjunto de bens necessários ao STB.

O STB procurou também renovar antigos compromissos de cooperação com as tradicionais juntas missionárias que têm cooperado com a CBP na educação teológica. A IMB dos Baptistas do Sul dos EUA, através de uma visita do seu líder, Dr. Jerry Rankin, continua disponível a ajudar-nos com a preciosa colaboração do Dr. Glenn Watson e futuramente do Dr. Matt Hudson, doutorado em Velho Testamento. Com os baptistas brasileiros, tivemos também um contacto tornado possível pela visita do Pr. Lauro Mandira, um dos líderes da Junta de Missões Mundiais, que encarou com simpatia o apoio desta Junta ao nosso trabalho e nesse sentido, renovámos o convite ao Dr. Tomé Fernandes para integrar, logo que possa, o nosso corpo docente. Também sugerimos à Direcção da CBP o estabelecimento de uma nova parceria com a Worldventure, antiga Junta Conservative dos EUA, à qual pertenceram os amados irmãos Samuel Faircloth e Leslie Maggee. Através de conversas com o seu representante, Ken Flurry, temos vindo a considerar a possibilidade de recebermos apoio destes irmãos para reforçar o corpo docente. A CBP, e consequentemente o STB, renovou a parceria ainda em vigor com a Baptist Mission Society do Reino Unido e ficou assegurado um apoio financeiro para o sustento do Director e para o programa de bolsas até ao ano 2010.

Concluindo, regista-se também o contacto do STB com a liderança da Greater Europe Mission em Portugal para assegurar a participação ainda mais regular do seu missionário, Professor Tom Arabis, no nosso corpo docente.

Recursos financeiros
Neste ítem do relatório não é necessário fazer grandes correcções ao que foi escrito no ano transacto. Toda a gente sabe que são muito limitados os nossos recursos para a dimensão e importância vital deste ministério da CBP. Esta escola continua a ser, essencialmente, uma obra de amor, de generosidade e de colaboração abnegada.
Cada dia há aqui um "pequeno" milagre. Os professores, funcionários e responsáveis máximos dão muito mais do que aquilo que podemos pagar. O corpo de voluntários, constituído por Vanda Viegas, Carlos Mendes Jorge, Teresa, Eduardo e Tito Patrício, Pr. Keith e Barbara Hodges, é cada vez mais uma demonstração da providência divina. Mas, temos de o dizer, há igrejas que ainda não entenderam a importância de uma contribuição generosa para que esta obra prossiga. Sem esse compromisso de amor, a biblioteca pouco se renovará e actualizará. Os periódicos da especialidade no campo dos estudos bíblicos, teologia e ética, pastoral e prática, missiologia e educação religiosa continuarão a ser quase inexistentes. Os equipamentos informáticos continuarão desajustados às necessidades. A gestão administrativa de alunos e da biblioteca, que exige meios informáticos com software adequado, continuará a ser feita artesanalmente. A conservação e manutenção das instalações tornar-se-á mais cara por não ser feito um esforço continuado de valorização deste imenso património. Sem um forte apoio a algumas destas áreas, o Seminário arrisca-se a um inevitável e porventura irreversível empobrecimento com consequências negativas para o processo de formação dos que Deus chama para a obra do ministério. Tudo isto, para não falar na premente necessidade de bolsas para alunos que, querendo concentrar-se nos estudos, não o podem fazer dadas as múltiplas carências. Registamos, por isso, o esforço de bastantes igrejas, muitas delas com um reduzido número de membros, que verdadeiramente se empenham, não apenas no mês de educação teológica mas durante todo o ano, com o envio para a CBP do seu Plano Cooperativo.

Também somos gratos às igrejas e sobretudo às Uniões Femininas, que têm contribuído com conjuntos de atoalhados e/ou com géneros alimentares para assegurar a continuidade do serviço de refeições, como um importante espaço de comunhão pedagógica entre professores e alunos, isto a despeito de alguns défices nesta matéria. Existem mesmo outros exemplos de instituições teológicas no país que dependem quase totalmente da generosidade das ofertas da maioria das suas igrejas que enchem a dispensa dessas instituições com grande parte dos bens alimentares não perecíveis que são consumidos pelos estudantes.

Conclusão
"Educação Teológica não ouve apenas as necessidades da igreja, mas também as necessidades do mundo. Os seminários não treinam mais somente pastores, mas todo o povo de Deus que é vocacionado para o ministério." Antonio Carlos Barro

Os 36 anos de vida do Seminário constituem um rico património de fidelidade à Palavra. Apesar de constrangimentos múltiplos, o futuro do Seminário é promissor se soubermos ouvir as igrejas, as suas necessidades, mas também o mundo e as suas contradições. Assim Deus nos ajude. Agradecemos muito a Deus e a todas as nossas Igrejas, a possibilidade de continuarmos a obra iniciada e continuada por homens como Lester Bell, Grayson Tennisson, Manuel Alexandre Jr, Daniel Machado e Glenn Watson. As preciosas orações feitas pelo povo de Deus a favor do nosso Seminário e por quantos nele trabalham, assegurarão, como desde o primeiro dia e até que Cristo volte, a continuidade do ministério de formação de líderes-servos, sempre radicados no compromisso de fidelidade à santa Palavra de Deus e atentos às necessidades deste mundo tão carenciado da Sua graça.

Seminário Teológico Baptista, 09 de Janeiro de 2006
Pelo Conselho Directivo,
Paulo Carlos Pascoal, Director