18.1.06

PEDAGOGIA E DIDÁCTICA- UMA FORMAÇÃO ESSENCIAL PARA EDUCADORES NA IGREJA E NA EMRE

O ensino é central no ministério cristão. Fazer discípulos exige que se ensinem as pessoas. O ensino/aprendizagem é uma das principais formas através da qual Deus transforma as pessoas.

A disciplina de Pedagogia e Didáctica incentiva o crescimento na habilidade de ensino, sendo principalmente orientada para o desenvolvimento das capacidades necessárias para ensinar eficazmente.

O curso tem três secções. A primeira é uma introdução aos fundamentos de uma filosofia de ensino cristão incluindo o debate sobre o que é ensino, o que é o seu alvo principal, o papel do professor e de Deus, as características do aluno e as teorias de aprendizagem. Na base desta filosofia, apresentam-se princípios globais e modelos fundamentais do ensino.

Finalmente, apresentam-se também as funções executivas de ensino incluindo o processo de planificação, a criação do ambiente propício para aprendizagem, a motivação, a gestão na sala de aula, e a avaliação.

Professor Tom Arabis e Professora Lourdes Nunes

Porque não vem estudar connosco?
O Seminário Teológico Baptista visa treinar homens e mulheres chamados por Deus para O servirem no Seu Reino, seja no ministério pastoral, evangelização, ensino, missões, seja em qualquer sector da vida, como cidadãos com uma perspectiva de vida centrada em Cristo.

O Seminário é uma Escola Bíblica que ensina pelo incentivo à pesquisa e reflexão (saber/reflectir), pela acção ministerial prática (fazer), pela vivência afectiva (sentir), pelo ambiente relacional (conviver), e pela formação do carácter cristão (ser).

Num saudável ambiente de encontro de culturas, com uma herança e identidade denominacional que interage e aprende, com um currículo relevante, incentivando a missão integral da Igreja, com um profundo amor pela Igreja de Jesus Cristo e pelos que ainda não conhecem o Mestre, a equipa do Seminário Baptista busca a excelência no ensino teológico e ministerial.

As aulas de Pedagogia e Didáctica no STB funcionarão essencialmente em horário pós-laboral às quintas-feiras entre as 19horas e as 23horas com um intervalo para o culto comunitário e uma chávena de chá.

As instalações do STB situam-se no Monte Abraão em Queluz, numa zona de muito fácil acesso: junto à estação dos comboios Queluz-Belas ou Monte Abraão (Linha de Sintra), à saída da CREL e do IC19.

O STB é um ministério da Convenção Baptista Portuguesa para benefício das suas igrejas mas com uma visão de serviço a toda a comunidade evangélica filiada na Aliança Evangélica Portuguesa.