21.7.05

"Missão Transformadora" de David Bosch

No debate missiológico contemporâneo, algumas obras destacam-se pelo seu valor documentário e criativo. Uma delas é sem dúvida Transforming Mission, do autor sul-africano David Jacobus Bosch, morto num acidente de viação em 1992. Bosch era professor e líder do Departamento de Missiologia da Universidade da África do Sul, Secretário geral da Sociedade Missiológica Sul-Africana desde a sua fundação em 1968 e editor da revista Missionalia. O livro Transforming Mission foi editado numa versão brasileira pela Editora Sinodal e foi intitulado: “Missão
Transformadora: Mudança de paradigmas na teologia da missão”.
Este livro foi reconhecido como uma obra monumental, magistral e uma excelente ferramenta de ensino. Tornou-se uma referência-padrão no estudo da missão, sendo talvez o livro-texto mais usado em aulas e cursos de missiologia. Para Lesslie Newbigin é considerado "uma Summa Missiologica".
A cadeira de Missões no STB, às terças-feiras às 19h, a partir de 27 de Setembro, usará este livro como texto base da reflexão missiológica que faremos, essencialmente porque Bosch coloca bastante ênfase sobre o valor de uma "teologia do contexto" e oferece uma síntese, tanto como uma crítica, das principais tendências de pensamento sobre a inculturação e sobre as perspectivas missionárias emergentes.
Paulo Pascoal
Professor de Missões
_________________________
BOSCH, David J. Missão Transformadora: Mudanças de paradigma na teologia da missão. Tradução de Geraldo Korndörfer e Luís Marcos Sander. São Leopoldo/RS: Sinodal, 2002. 609 p.