10.1.07

FEVEREIRO: CONSULTA ÀS LIDERANÇAS SOBRE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA, “SÁBADOS TEOLÓGICOS” E VISITAS ÀS IGREJAS


O STB deseja contar cada vez mais com a generosa ajuda e cooperação das Igrejas da CBP no ministério da Educação Teológica. Temos imenso respeito e gratidão pelo que as nossas Igrejas sempre fizeram, não ignorando o papel determinante das Uniões Femininas, como principais dinamizadoras deste ministério. Somos também muito gratos às demais Igrejas Baptistas e não só, que sempre nos ajudaram.

Este ano precisaremos ainda mais da vossa preciosa contribuição. O esforço que o STB está a tentar desenvolver para despertar vocações e mobilizar intercessores pela nossa Escola impulsiona-nos a pedir a ajuda de todos.

Este ano, estamos envolvidos em 3 grandes iniciativas durante a promoção habitual do ministério da educação teológica. A 3 de Março teremos um projecto evangelístico, “Missões Sem Fronteiras”, em parceria com o Departamento da Juventude da CBP, que decorrerá, querendo Deus, em três concelhos sem qualquer testemunho evangélico (Baião - Porto,Ansião-Leiria e Castro Marim-Faro). Para isso, esperamos também ter o apoio das Associações Regionais Baptistas (AIBA e ABN).

E porque acreditamos que todos os crentes devem ter um sério compromisso com Deus no serviço cristão, em Fevereiro, passaremos a mensagem de que todos precisam de treinamento bíblico e teológico. O Seminário e o Departamento da Juventude da CBP encorajarão os jovens e os menos jovens a aprofundarem o seu conhecimento bíblico e teológico para melhor servirem ao Senhor, isto para além do que as igrejas locais já oferecem. Nos “SÁBADOS TEOLÓGICOS”, todos serão encorajados a servir a Deus e alguns serão desafiados a entregarem as suas vidas ao ministério pastoral, ao ministério do ensino, ao ministério da evangelização e a missões, etc. O objectivo dos “SÁBADOS TEOLÓGICOS” é que cada crente encontre o seu lugar de serviço cristão no ambiente da sua igreja local e que busque formação bíblica e teológica para oferecer o melhor ao Senhor. Os “SÁBADOS TEOLÓGICOS” ocorrerão este ano nos seguintes locais:
03 de Fevereiro, 18,00 - Igreja Baptista de Vale da Amoreira
10 de Fevereiro , 18,00 - III Igreja Baptista do Porto
17 de Fevereiro, 18,00 – I Igreja Baptista de Viseu
24 de Fevereiro, 18,00 – Igreja Baptista de Faro

Nesses mesmos dias e locais, mas às 15,00, realizaremos uma Consulta às Lideranças das Igrejas da CBP sobre o Modelo Futuro de Educação Teológica. A Assembleia-Geral da CBP de 2005 recomendou que o STB consultasse as Igrejas sobre o modelo de educação teológica a desenvolver considerando o novo enquadramento resultante de uma nova liderança, do conhecido Acordo de Bolonha e das parcerias com outras instituições teológicas. Nesse sentido, o STB nomeou uma Comissão de Revisão Curricular que também entendeu avançar com um inquérito para auscultar o sentir das Igrejas passados 15 anos desde a última consulta feita. O STB quer assim dar continuidade a este processo de adequação dos currículos e da proposta pedagógica do STB em função das necessidades sentidas pelas igrejas a que servimos.

Neste mês de muito trabalho, estaremos assim envolvidos com a promoção do ministério de Educação Teológica feito no âmbito da CBP. O STB precisa da ajuda de todos nesse sentido. Além dos Sábados Teológicos, teremos nesses fins de semana, seminaristas e alguns líderes do STB disponíveis para visitar as nossas igrejas. Como é tradição, contaremos com o apoio inestimável das Uniões Femininas das igrejas locais na preparação do Dia de Educação Teológica. Pedimos assim que as Uniões Femininas possam mobilizar-se para dar cobertura a este grande esforço. A ajuda das nossas Igrejas é também importante no acolhimento de alunos e professores, no pagamento das deslocações e no levantamento de géneros alimentares para apoio da cozinha da nossa Escola. Saibam que as ajudas recebidas de várias Uniões Femininas foram já determinantes para as contas do STB de 2006. Esse é um apoio prático absolutamente fundamental que queremos continuar a encorajar. Se em cada região onde vamos estar pudermos recolher alguns géneros alimentares não perecíveis, teremos um ano financeiro mais tranquilo.

Queiram por favor contactar-nos para receberem a visita de um representante do STB nas vossas Igrejas aquando da realização do vosso Dia de Educação Teológica. Sugerimos que procurem adequar a realização desse dia especial com o fim de semana destinado a cada uma das visitas regionais para a Consulta às Lideranças e para os Sábados Teológicos.

Antecipadamente Gratos,

Pr. Paulo Pascoal
Director do STB

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial