17.7.05

35 ANOS A APRENDER E A ENSINAR A PALAVRA DE DEUS

O Seminário Teológico Baptista é uma escola evangélica baptista de teologia, há 35 anos situada na cidade de Queluz. Como ministério educacional dos Baptistas Portugueses, visa treinar homens e mulheres chamados por Deus para O servirem, seja no ministério pastoral de comunidades locais, evangelização, plantação de igrejas, ensino, missões transculturais, seja em qualquer sector da vida, como cidadãos com uma perspectiva de vida centrada em Cristo.

O Seminário é hoje um espaço académico saudável onde se dá um estimulante encontro de culturas. Aqui se oferece um currículo relevante que incentiva a missão integral da Igreja com um profundo amor pela Igreja de Jesus Cristo e pelos que ainda não O conhecem de maneira pessoal.

Mas como é que tudo começou?

A história do Seminário Teológico Baptista, como instituição da Convenção Baptista Portuguesa (CBP) vocacionada para o ensino teológico, remonta ao ano de 1969, quando abriu as suas portas para receber 8 alunos, sob a direcção do Dr. Lester Carl Bell, missionário da Junta de Missões Americana agora conhecida por International Mission Board. Os primeiros docentes foram os professores Dr. Lester Carl Bell, Dr. Manuel Alexandre Júnior, Dr. Grayson Tennison, Pr. João António Marques e Dr. Dâmaso Lopes da Silva.

Depois do Seminário Teológico Baptista, que funcionou em Leiria, entre os anos 50 e 64, a abertura do Seminário da Convenção Baptista Portuguesa foi o corolário de diversos esforços e iniciativas de ensino teológico que, entre os anos de 1965 e 1968, se desenvolveram para tentar colmatar a inexistência de uma instituição credível, estável e organizada para o efeito.
Mercê do empenho pessoal do já saudoso Dr. Grayson Tennison, primeiro missionário em Portugal da IMB dos EUA, foi possível, no ano de 1969, concretizar um grande e antigo anseio das igrejas e dos líderes da Convenção Baptista Portuguesa, porque viam nesta instituição uma peça, indispensável e fundamental, para o futuro do trabalho Baptista em Portugal.

Durante a sua história, o Seminário conheceu 6 directores: Dr. Lester Carl Bell, Dr. Grayson Tennison, Dr. Manuel Alexandre Júnior, Pr. Daniel Eduardo Machado, Dr. Glenn Watson e, desde Junho de 2004, o Pr. Paulo Pascoal.

O Seminário Teológico Baptista tem as suas instalações na freguesia de Monte Abraão, na cidade de Queluz, repartidas por três edifícios habitacionais. Todo o património imobiliário ao dispor do STB é pertença da C.B.P., e só foi possível adquirir graças à colaboração generosa dos crentes dos Estados Unidos da América, através da IMB.

O Programa Escolar e a Comunidade Pedagógica do Seminário

O ensino no STB é ministrado anualmente em 2 unidades semestrais, durante 5 dias por semana e com uma carga horária, média, de 20 horas semanais. Actualmente o Seminário oferece os seguintes cursos:
- Licenciatura em Teologia, com a duração de 4 anos,
- Bacharelato em Teologia, com a duração de 3 anos
- Curso Básico de Estudos Bíblicos, com a duração de 1 ano.
- Programa de Mestrado (parceria com IBP-ESETE)– 2 anos

Desde o seu início até hoje, o Seminário Teológico Baptista formou a maioria dos actuais pastores evangélicos baptistas em Portugal. São 45 os pastores graduados pelo STB que estão hoje no activo em diferentes igrejas e denominações. Temos também 24 senhoras graduadas pelo STB que hoje servem igrejas e organizações missionárias. O STB deu um significativo contributo na formação das lideranças das igrejas locais de diferentes países tais como Canadá, França, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Holanda, Espanha e Suíça.

Depois de 35 anos, são mais de 3 dezenas os alunos matriculados e a frequentarem semanalmente a sede do STB no Monte Abraão. Temos uma comunidade pedagógica com representação de 5 nacionalidades. Para o acompanhamento espiritual e ministerial destes alunos, o STB tem hoje um Deão de Alunos, o Pr. Keith Hodges e a sua esposa, D. Bárbara. Estes irmãos servem generosamente a nossa comunidade pedagógica.

O Seminário conta com 12 dedicados docentes no presente ano lectivo. Dois deles têm o grau de doutoramento, cinco são titulares de um grau de mestrado e três são mestrandos. Só mesmo o amor a esta causa justifica o empenho deste abnegado corpo docente.

Na administração e nos serviços do STB temos uma equipa de 3 pessoas que muito amam e muito dão à nossa escola. No programa de voluntariado da nossa escola servem generosamente 5 pessoas.

O Seminário Teológico Baptista tem também diversos Centros de Estudos Teológicos por Extensão. No momento existem 5 centros de estudos em Braga e Porto (Centro de Estudos Teológicos- STB/IBP-ESETE com apoio da Associação Baptista do Norte), Angra do Heroísmo, Faro e Viseu.

O Seminário, a despeito de tudo, constitui hoje uma manifestação clara da acção graciosa de Deus para com o Seu povo, nomeadamente, no seio da comunidade Baptista Portuguesa. Deus tem sido fiel. O futuro do Seminário e do seu ministério está, mais do que nunca, nas mãos do Senhor da Seara ainda que as Igrejas Baptistas filiadas na CBP tenham aqui um papel determinante. É que desde há alguns anos, todas as receitas do STB são oriundas das igrejas filiadas na CBP por via da sua fiel participação no Plano Cooperativo e na oferta de Educação Teológica. Elas sempre o fizeram com generosidade, mas agora é delas que depende a manutenção e o crescimento deste projecto educativo. Pela graça de Deus, temos também contado com a generosa ajuda de algumas outras igrejas não filiadas na CBP no programa de bolsas de estudo.

A celebração dos 35 anos do ministério do STB é uma excelente oportunidade para estimular toda a comunidade cristã, os crentes individualmente, e as igrejas, colectivamente, a participarem neste ministério, que é indispensável para o tão desejado crescimento do Reino de Deus em Portugal.
Os sonhos são muitos, as vontades também.

  • Gostaríamos de continuar a aprender e a treinar homens e mulheres chamados por Deus para O servirem, seja no ministério pastoral de comunidades locais, evangelização, ensino, plantação de igrejas, missões transculturais, missões urbanas, artes, seja em qualquer sector da vida, como cidadãos com uma perspectiva de vida centrada em Cristo, arraigados na Sua Palavra.
  • Gostaríamos de alargar a nossa oferta de formação com um currículo cada vez mais relevante e contextualizado, de forma a que esta comunidade pedagógica seja um verdadeiro interface entre a Escola e a Sociedade Civil que tanto necessita de uma perspectiva cristã da educação no direito, na política, na economia, na justiça, na família, nas igrejas, nas empresas, nas instituições, na acção social, etc. Se o Senhor o permitir, isso faremos sem comprometer os valores absolutos da Palavra de Deus não caindo nos extremos do fundamentalismo ou do liberalismo teológico.
  • Gostaríamos de continuar a batalha da excelência na formação teológica pelo equilíbrio entre as componentes académica, relacional, ética, emocional, e o incentivo à acção ministerial prática estabelecendo oportunidades de serviço social comunitário na freguesia onde estamos radicados de modo a alterar a face do nosso “próximo”.
  • Gostaríamos de, sem prejuízo da nossa identidade denominacional que interage e aprende, estender e aprofundar as parcerias estratégicas existentes com outras instituições de forma a melhor rentabilizar os recursos existentes e a aperfeiçoar a oferta de formação teológica à nossa comunidade, criando para isso, condições para a certificação estatal dos nossos cursos.
  • Gostaríamos de oferecer a todos os cristãos evangélicos em geral, numa lógica de serviço ao Reino de Deus, e privilegiando as igrejas baptistas em particular, a oportunidade de formar cristãos que sejam, em todo o tempo, líderes-servos com uma visão bíblica e uma consciência de missão integral, onde quer que estejam, através da educação teológica, residencial ou descentralizada e com o apoio de tecnologias de ponta como o e-learning.


    O SEMINÁRIO TEOLÓGICO BAPTISTA e o seu ministério de ensino e acção missionária irão seguramente continuar. Radicados na Palavra, esperamos que o Espírito divino mova os corações, as vontades e as mãos de todo o povo de Deus neste sentido.

    O Director

    Pr. Paulo Pascoal

2 Comentários:

Às 9:31 da manhã , Blogger Paula disse...

Que Deus vos continue a usar e abençoar.

 
Às 1:11 da manhã , Blogger Unknown disse...

queria entrar como fasso para me escrever e tambem nao tenho condiçao de pagar e gratuito ou pago amei Deus abençoe vcs gualguer coisa meu email e ronildagomes22@hotmail.com

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial